O Ano Internacional das Florestas
As florestas abrangem um terço da superfície da Terra. Elas são o lar de mais da metade das espécies terrestres e de centenas de milhões de seres humanos. As florestas fornecem parte da renda de uma a cada quatro pessoas.Elas fornecem comida para todas as quase 7 bilhões de pessoas da Terra, assim como o ar que nós respiramos e os medicamentos que utilizamos. E ainda assim nós não sabemos muito sobre elas e elas não são respeitadas de forma afetuosa. E acima de tudo, elas estão em perigo.
2011 foi declarado o Ano Internacional das Florestas pelas Nações Unidas. É uma oportunidade de descobrir, redescobrir, celebrar, estimar, descrever, proteger e utilizar esses ecossistemas de forma mais sustentável. Esses ecossistemas apareceram centenas de milhões de anos atrás, antes do primeiro humanoide, mas agora nós estamos ameaçando-os.
As florestas não devem ser destruídas: por todo o mundo, homens e mulheres lutam para salvá-las. Cidadãos, cientistas, políticos e empresários advertem-nos sobre as ameaças que as florestas enfrentam e sugerem alternativas para protegê-las. Este ano também será uma oportunidade para celebrar suas iniciativas e esforços.
Na Fundação GoodPlanet, presidida por Yann Arthus-Bertrand, nós trabalhamos para isso através dos nossos programas de conscientização e do programa Action Carbone, para mencionar apenas um, que responsabilizou-se pela proteção de 510.000 hectares em Madagascar. Nós queremos fazer ainda mais este ano; por isso, as diferentes iniciativas que você pode conhecer neste site. Essas iniciativas foram concebidas como um convite para pôr em ação as palavras do poeta turco Nazim Hikmet: "Viver como uma árvore, solitária e livre. Viver como irmãos, como as árvores de uma floresta".
Este site foi concretizado com o apoio da Fundação Yves Rocher, da Global Environment Facility, da Forest Carbon Partnership Facility, da Firmenich e do Programa Ambiental das Nações Unidas, do qual Yann Arthus-Bertrand é embaixador de boa vontade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário