A Foz do Rio Preguiças / MA - Foto de Carla Todesco em julho/10

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A crítica científica ao Novo Código Florestal.

A despeito dos interesses mundiais, o Brasil está a margem de sucumbir aos interesses de uma minoria caolha, eutopista e ignorante.  Para que discutam leis com tamanha abrangência, seus relatores deveriam ouvir a camada científica, no mínimo, ou se capacitarem para tal.

De fato, nosso Código Florestal necessita de revisão para que deixemos de ser refens de técnicos discricionários, para tanto, precisamos aprimorar, aprofundar no estudo da biodiversidade e geomorfolia,  criar ferramentas para mensurar a relação entre sistemas, apurar impactos antrópicos, direcionar os estudos para minoração e recuperação de áreas degradadas e manutenção dos íntegros, vamos desenvolver tecnologias para apropriação destes espaços, também, elevar o desenvolvimento sustentável para além de conjunção de palavras.

Este ano o clamor foi dado nas urnas, com o imenso número de votos da Senadora, foi há 2 meses, todos já se esqueceram o que os brasileiros vem tentando dizer?

Não podemos ir na contra mão da evolução, mobilizem-se.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Infraestrutura Verde

Sempre que os temas sobre as alternativas para a apropriação dos vazios urbanos ou áreas subutilizadas são apontados, passam a impressão de se tratarem de soluções dispendiosas tanto em relação a custo quanto a tempo.


Propostas globais, quando e se implantadas, são feitas de forma fragmentada, deixando a sensação de trabalho incompleto aos seus usuários, desistimulando a continuidade e a manutenção destes espaços.


No texto Infraestrutura Verde em São Paulo: o caso do Corredor Verde
Ibirapuera-Villa Lobos a autora, Profa. Dra. Maria Assunção Ribeiro Franco, demostra não só como são viáveis tais interveções mais também qual a verdadeira função ambiental destas infraestruturas, ressaltando a fragilidade e complexidade da resiliência ecológica...boa leitura!!!!!!!!!!!!!!!!

Comemoração!!! Duas novas UCs em São Paulo

São Paulo ganhou mais 12 mil hectares de áreas protegidas...

domingo, 12 de dezembro de 2010

Contrastes Urbanos

Mandacarú - Maranhão, jul/10 - Foto de Carla Todesco

Este blog surgiu do desejo de publicar os trabalhos, anseios e expectativas, resultantes da reflexão a cerca das questões que permeiam o desenvolvimento urbano e suas consequências.

A questão ambiental, a muito ignorada, será abordada aqui, como elemento condicionante das intervenções a serem propostas, na tentativa de expor, além da relevância do tema, uma visão holistica dos fatores geradores de impactos, bem como as suas possíveis soluções.

Espero que possamos compartilhar as paisagens vivenciadas e suas peculiaridades.