José Luiz Rogé Ferreira Grieco e Ivone Salgado
Através de estudo de casos no município de Campinas, este artigo analisa uma nova tipologia habitacional que propõe a padronização arquitetônica e a otimização do espaço nas áreas de dispersão dos grandes centros urbanos.
Introdução
O artigo analisa uma nova tipologia habitacional presente na produção imobiliária nas cidades brasileiras, com estudo de caso na cidade de Campinas – SP. O que distingue esta nova forma de produção da moradia, ou esta variação de formas antigas, é a proposta de padronização arquitetônica e de otimização do espaço nas áreas de dispersão dos grandes centros urbanos.
Na apresentação deste estudo de caso procuraremos destacar os seus aspectos básicos constitutivos e, especialmente, como este tipo de produção imobiliária faz referência a algumas características das vilas antigas implantadas na cidade de Campinas, nas décadas de 1930 e 1940. O artigo procura comparar os aspectos de implantação dos projetos, aspectos construtivos, a forma de produção e os agentes envolvidos na implantação destes conjuntos habitacionais, assim como recurso à idéia de vida em comunidade presente no marketing imobiliário das vilas contemporâneas.
como citar
GRIECO, José Luiz Rogé Ferreira; SALGADO, Ivone . Dinâmica imobiliária nos espaços urbanos dispersos no século XXI. Apropriação do ideal comunitário das vilas antigas na construção das vilas muradas contemporâneas em Campinas-SP. Arquitextos, São Paulo, 12.135, Vitruvius, jul 2011 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/12.135/4003>.